CNLB do Ceará promove Encontro Reflexivo – Toda Vida Importa!

CNLB do Ceará promove Encontro Reflexivo – Toda Vida Importa!

 

Com a participação unanime das lideranças representativas do CNLB das nove (9) diocese do Regional Nordeste I – Ceará, a presidência promoveu nesse dia 15 de julho 2020 Encontro de Formação, tendo como temática referencial: Decadência ou esperança? Os sinais da casa comum e a urgência de uma nova organização social. Texto de  João Décio Passos, disponibilizado no site nacional do CNLB: https://www.cnlb.org.br/?p=4878

 

Tendo como pano de fundo a Doutrina Social da Igreja a assessoria foi Elenir Pereira, na qual favoreceu aos participantes; primeiro observar nas frases que criam imaginário de situações acontecidas: O grande mandamento, parábola do bom samaritano (Lc 10,25-37), Deus escuta (Ex 3,8-13), decadência ou esperança?

 

Na proposta de ver a realidade a assessoria propôs fortificar o avanço além do discurso. “Toda Vida Importa!”. Vendo a realidade, em especial do Ceará que é o 5º estado mais populoso da federação com quase nove mil habitantes. Como os Leigos e Leigas desse estado junto a população quais sentimentos são comuns; medo do covid-19? Como identificar o joio e o trigo? Como rever as pandemias internas?

 

A assessoria propôs o compromisso prático da responsabilidade na construção do Reino. Trabalhar a linguagem da esperança, torna-se referencial, aprofundar na espiritualidade, sentir-se compaixão, profunda escuta de Deus. Como os membros do CNLB podem fazer para que essa realidade possa mudar? Como assumir a prática de descer da Cruz os Crucificados? Como promover a efetivação de políticas públicas?

 

Os participantes instigados pela assessoria, fez suas considerações tendo como indicativo para que em outro momento, retomar o tema reflexivo com atos concretos na busca do bem viver. O Regional Nordeste I – Ceará tem sua articulação organizada em blocos, com membros da presidência regional responsável para motivação dos mesmos. Serão no encontro desses, essa segunda etapa do estudo e encaminhamento da temática.

 

O bloco II que corresponde as dioceses de Itapipoca, Sobral e Tianguá já definiram suas datas, previsto para 30 de agosto. Propondo aprofundar o diagnóstico da realidade a partir da partilha de cada diocese, buscar estratégia de atuação. Tendo outra data para 20 de agosto, encontro ampliado com várias lideranças laicais para direcionar os encaminhamentos e efetivar ações para o Grito dos Excluídos 2020.

 

Translate »