Rede de Multiplicadores: CNLB Regional Sul 4 Promove Encontros sobre Encíclicas do Papa Francisco
- Publicado em 04/07/2024
- 11:58 am
Dando sequência aos encontros formativos às quintas-feiras, o CNLB Regional Sul 4, de Santa Catarina, realizou dois encontros online nos dias 16 e 23 de maio, assessorados pela Pedagoga Cristã Leiga Neuza Mafra da Diocese de Criciúma. Os encontros focaram na Encíclica Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco. Com grande competência didática, a assessora lembrou-nos que a fraternidade e amizade social são os caminhos propostos por Francisco para a construção de um mundo melhor, mais justo e pacífico, salientando que o compromisso é de todos, tanto pessoas quanto instituições.
Nos dias 13, 20 e 27 de junho, estudamos a Encíclica Laudato Si’ e a Exortação Apostólica Laudate Deum, com a ajuda do Prof. Telmo Pedro Vieira, da UFSC, e assessor Regional para o Laudato Si’. Ele resgatou os principais temas da Laudato Si’ como “Casa Comum”, “Ecologia Integral” e “Tudo está Interligado”. Com sua experiência acadêmica, mas de forma simples e direta, provocou-nos a pensar que “somos os guardiães da criação”, que a “Crise Ecológica tem raiz humana” e que precisamos passar por uma “Conversão Ecológica”, buscando alternativas ao consumismo e um novo estilo de vida.
Quando chegou a Laudate Deum, emocionado, o professor reproduziu com energia a indignação do Papa Francisco com os poucos ou nenhum resultado apresentado pelas instituições políticas e governamentais nas tradicionais “Cúpulas Climáticas”. A exortação lembra-nos e às autoridades que já não há mais tempo; todos nós devemos nos organizar e cobrar com veemência as autoridades, desde o nível local até o global. As autoridades devem comprometer-se realmente com a questão ecológica imediatamente.
Com uma boa média de frequência nesses encontros, esperamos que muitos tenham se entusiasmado e, inspirados por Francisco, busquem ações práticas e imediatas em suas comunidades e municípios. É no que cremos.
Texto de: Celso Braga da Comissão de Formação
Revisão: Edney Manauara da Comissão Nacional de Comunicação do CNLB