Em nota, Conselho Nacional do Laicato reafirma a necessidade do cuidado com a vida

Em nota, Conselho Nacional do Laicato reafirma a necessidade do cuidado com a vida

07/05/2020 Laicato

Foto de capa: foto de arquivo

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo do povo de Deus da Igreja no Brasil, emitiu a nota “A Vida em primeiro lugar”, dia 6 de maio, na qual reafirma que é necessário superar o falso dilema entre ‘economia e vida’. “Sem promover a garantia da vida e a sua dignidade, não tem sentido em falar da economia”, diz o documento assinado por sua presidente Sônia Gomes de Oliveira e pelo secretário-geral da organização, Márcio José de Oliveira

O conselho afirma, no documento, que o isolamento social é necessário como medida preventiva e que o que “vemos agora são as diferenças regionais se revelando de forma dramática, principalmente com a falta de leitos para hospitalização nos Estados brasileiros do Norte e do Nordeste”.

Os leigos afirmam que o auxílio emergencial de R$ 600,00, aprovado pelo Congresso Nacional, não tem chegado a todas as pessoas que precisam, ponto que dificulta a possibilidade dos trabalhadores autônomos permanecerem em isolamento social, medida necessária, na avaliação do Conselho Nacional, para conter o avanço do coronavírus.

O organismo aponta o surgimento de uma rede de solidariedade no Brasil e afirma que o quadro exige atuação decisiva dos cristãos leigos e leigas juntando o aprendizado feito nas Campanhas da Fraternidade de 2019 e 2020, cujos temas foram políticas públicas e vida, e a espiritualidade baseada nos gestos do Bom Samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou”. Conheça, abaixo, a íntegra do documento.

Acesse aqui o documento na íntegra.

FONTE: CNBB Nacional

Translate »