CNLB NACIONAL LANÇA AGENDA FORMATIVA 2020

Chegará nesses dias vindouros nas presidências dos dezoito regionais da CNBB – Brasil, a Agenda Formativa CNLB 2020. O objetivo da mesma é favorecer mensalmente reflexões sobre a realidade e atuação do laicato. Confira a apresentação.

…Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer…1Reis, 19,7b Para uma boa colheita a terra precisa ser revolvida, receber as sementes, esperar a chuva chegar para encher os açudes e as cisternas….

Por Sonia Gomes de Oliveira

Esta é alegria e a esperança do povo do sertão para se ter uma boa colheita e assim também deve ser a nossa no caminho da missão em nosso Organismo de Cristãos Leigos e Leigas.

A época, entretanto, é desafiadora! Ainda ecoa em nossos ouvidos e arde em nossos corações os gritos-denúncias alçados no 7° Encontro Nacional do Laicato: o processo de desmonte dos Direitos Sociais e da Natureza, o aumento na concentração de renda e o empobrecimento da população; a violência contra as mulheres, negros e minorias; a crescente cultura de ódio, que toma de assalto a sociedade e também o espaço eclesial.

Neste sentido, nosso compromisso político ocupa lugar de destaque no itinerário do seguimento de Jesus: pressupõe como missão dos batizados a participação no “aperfeiçoamento da ordem temporal”, um desafio que requer grande capacidade de mobilização e aglutinação de lideranças.

Este cenário nos desafia a empunhar nossas bandeiras de forma corajosa, testemunhando o Projeto Jesus Cristo. A passagem bíblica acima sintetiza nossa identidade: um Organismo que está sempre em atitude de escuta dos clamores do povo (em pé), em contínua caminhada e em estado permanente de missão (longo caminho) e que tira seu alimento do encontro entre os irmãos ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia (comida).

Agora é hora de avançar: sejamos corajosos em reafirmar nosso compromisso, tenhamos coragem de revigorar nossa luta, não nos esqueçamos de sonhar e cantar… unamo-nos aos lutadores e lutadoras do povo para proclamar pelos edifícios das metrópoles, espalhar pelas praças do interior, difundir pelas orlas do litoral que acreditamos na Civilização do Amor, fazendo das palavras do profeta nossa regra de vida: “eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como riacho que não seca” (Amós 5,24).

Este será o conteúdo de nossa agenda formativa de 2020, que além de trazer toda a reflexão do 7° Encontro Nacional do Laicato, nos ajudará a seguir pelos caminhos que as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil nos apresenta. Com olhar atento à Casa Comum, firmes nos pilares da Palavra:

– Iniciação à Vida Cristã

– Animação bíblica

– Pão

– Liturgia e Espiritualidade – Caridade

–Serviço à vida plena

– Missão

– Estado permanente de missão; bem como reacender em nós a chama da escuta, despertada pelo Sínodo para a Amazônia, exemplo a ser seguido em nossa ação pastoral.

Esperamos assim, que por mais um ano a Agenda Formativa auxilie o CNLB em todas as suas instâncias, juntamente às Organizações Filiadas a entender sua vocação e missão neste chão chamado Brasil, nesta Igreja que nos convida à Sinodalidade e Comunhão.

Que sejamos como Irmã Dulce dos Pobres, capazes de ver, sentir compaixão e cuidar dos fragilizados e excluídos, nosso tesouro maior, como nos convoca a Campanha da Fraternidade deste ano. Nos ajude a Senhora Aparecida e Santa Dulce do Pobres!

FONTE: CNLB Nacional

Translate »