O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Giovane Pereira de Melo enviou mensagem aos cristãos leigos e leigas por ocasião do Dia Nacional dos Cristãos Leigos comemorado na Igreja no Brasil desde 1991 no dia da Solenidade de Cristo Rei, que este ano se celebra no próximo domingo, 24 de novembro.

Na mensagem, o religioso cumprimenta aos cristãos leigos pelo protagonismo na evangelização, por meio de seu testemunho de fé, em diferentes espaços e grupos eclesiais, na família, no trabalho e na sociedade. Ele destacou o chamado a ser presença cristã nos areópagos modernos, como a comunicação, a política e economia.

Para fortalecer a celebração da data, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) produziu um tríduo de círculos bíblicos e uma celebração. Segundo a presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira, os círculos buscam fazer uma relação entre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Pobre, celebrado no dia 17 de novembro, e o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

Para o presidente da Comissão para o Laicato, acompanhar a presença dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade, ser presença de comunhão, oferecer formação junto a esses homens e mulheres de fé, em seus espaços de missão, é missão da Igreja, da CNBB e sua missão como presidente da Comissão do Laicato. Conheça a mensagem a abaixo:

Amados irmãos, amadas irmãs,
Cristãos leigos e leigas, espalhados pelo Brasil, graça e paz!

No próximo domingo, vamos celebrar a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Neste dia também a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigas e Leigas. Como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB quero cumprimentar a todos pelo protagonismo na evangelização. Isto acontece por meio do testemunho de fé, no cotidiano da vida. Também na vida profissional, na participação nos espaços eclesiais, como a animação de comunidades eclesiais, nas pastorais sociais, nos movimentos eclesiais e associações laicais, nas comunidades novas e nas ações coletivas organizadas na sociedade.

Neste ano, a Igreja no Brasil refletiu na sua Campanha da Fraternidade o tema das Políticas Públicas. Merece destaque o forte chamado da presença cristã e, de modo especial dos cristãos leigos, nos areópagos modernos: na família, no mundo do trabalho, na política, na economia, no meio ambiente, na cultura, na educação, na comunicação e em muitos outros lugares desafiadores. Acompanhar esta presença dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade, ser presença de comunhão, oferecer formação junto a esses homens e mulheres de fé, em seus espaços de missão, é a missão da Igreja, é a missão da CNBB é a minha missão como presidente da Comissão do Laicato.

Quero agradecer a todos e todas pelo testemunho e pela alegria com que vocês vivem a vocação batismal e o testemunho de serem sujeitos eclesiais na Igreja e também na sociedade. Quero desejar a todos uma frutuosa celebração no Dia Nacional dos Cristãos Leigos.
Um grande abraço e minha bênção a todos!
Dom Giovane Pereira de Melo
Bispo de Tocantinópolis (TO)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
Translate »