REUNIÃO DO COLEGIADO DELIBERATIVO DO CNLB NE1

No último dia 13 de outubro (sábado), aconteceu, em Fortaleza, o Encontro do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – NE1. O Encontro foi promovido pela presidência do Regional NE1, na Casa do Cursilho de Cristandade, conhecida como Casa do Leigo, no bairro de fátima, em Fortaleza.

O objetivo do Encontro foi sintonizar os passos da ação planejada a ser concluída neste segundo semestre de 2018. Francineuda Aquino, presidenta do CNLB NE1 agradeceu, com exaltação, a presença dos representantes das Arquidioceses de Fortaleza, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Tianguá, Limoeiro, Iguatu e Crato. Sentida a ausência da diocese de Crateús.

Pontuou o Encontro em ouvir a real situação das dioceses, na preparação para I ROMARIA DO LAICATO, e a participação dos representantes do Regional NE1 nos Encontros, em São Paulo, da Comissão Nacional da Juventude, e da Comissão Nacional de Comunicação do CNLB Nacional, o jovem Paulo Samuel, da diocese de Limoeiro do Norte, pela Comissão Regional da Juventude, a ser implantada posteriormente, no Regional, e Pedro Cadeira, da arquidiocese de Fortaleza, pela Comissão Regional de Comunicação

JUVENTUDE

Paulo Samuel destacou a importância do Encontro, onde foi assumido promover a integração da juventude, e formular espaço de encontros para interações. Fará contato e articulação no regional para promover tais ações.

COMUNICAÇÃO

José Batista, membro Comissão Nacional de Comunicação – CNC, destacou o êxito do primeiro Encontro de Comunicação promovido pela CNLB – CNC. Como encaminhamento para o Regional, tendo como ação, promover a equipe de comunicadores do Regional, para interagir, como parceiros da comunicação, como por exemplo, com as PASCONs. Pedro Cadeira, membro da Comissão de Comunicação do Regional, esteve ausente, por motivo superior, em virtude de viagem ao interior do Estado.

ROMARIA DO LAICATO

Um dos pontos centrais da reunião foram os encaminhamentos para a I ROMARIA DO LAICATO, como ação de coroamento para finalização do ANO DO LAICATO – CNBB 2017 / 2018. A mesma acontecerá no próximo dia 18 de novembro, no Santuário de N. Sra. de Fátima, na cidade de São Benedito – Diocese de Tianguá.

Érica Maria, membra do CNLB da diocese de Tianguá, ressaltou como estão os preparativos básicos para acolhida dos romeiros: “Estamos nos articulando, como Igreja local, como sociedade, fazendo reuniões, e nos preocupando em oferecer uma boa estrutura física, como também, uma estrutura humana de acolhida e alegria”.

Os encaminhamentos finais da Reunião do Colegiado foram: prever o número de participantes, por diocese, para romaria do Regional, na diocese de Tianguá, a participação na Romaria Nacional do Laicato, em Aparecida – SP, em novembro próximo, e por fim, a realização da Assembleia Regional eletiva proposta para o mês de abril de 2019.

 

Confira o link do Santuário de N. Senhora de Fátima em São Benedito – CE.

http://santuariodefatima.org.br/

 

Translate »