Conselho de Leigos debate ações para celebrar o Ano do Laicato

Na noite da quarta-feira, dia 23 de agosto, o Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba, realizou mais um encontro com diversos fiéis para debater o Ano do Laicato, que a Igreja irá celebrar em 2018. A reunião aconteceu na Mitra Arquidiocesana.

A reflexão inicial girou em torno do que cada participante espera para o ano do Laicato onde se pretende ressaltar o importante papel do fiel leigo na Igreja. Que o leigo se sinta cada vez mais responsável pela Igreja, que aja mais acolhimento dos fiéis leigos e uma renovação de pensamento em relação ao fiel leigo, foram algumas das respostas dadas.

Também foram feitas sugestões de ações para que o Ano do Laicato seja um momento marcante: a realização de formações sobre a ação laical e sobre o documento 105 – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade -, da CNBB; a ampliação e melhoraria do processo de comunicação; a realização de retiros; a aproximação com instituições da sociedade civil e nas paróquias; o uso das novas tecnologias e redes sociais para atrair mais pessoas forma algumas ações sugeridas.

Identidade do Conselho de Leigos

Neste primeiro ano da nova coordenação do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba tem-se buscado trabalhar mais sobre qual é a identidade e quais as funções do Conselho de Leigos dentro da Igreja. “Somente entendendo bem o que é o Conselho de Leigos e qual seu papel, conseguiremos traçar uma rota para agir e ajudar mais a Arquidiocese no trabalho de evangelização”, resume o coordenador do Conselho de Leigos da Arquidiocese, Marlon Roza.

Em meio a essa busca, o Conselho tem procurado agir através das suas comissões. Já foram realizados encontros com vereadores de Curitiba e o Arcebispo, Dom José Peruzzo, através da comissão de Fé e Cidadania. Também já está marcada uma reunião para debater questões relativas ao meio ambiente, através da comissão do Meio Ambiente, do Conselho. Várias outras comissões estão prontas para sair do papel: Voluntariado, Empreendedores, 3º setor, assessoria de imprensa; Conselhos profissionais e Sindicatos, entre outras.

“Estamos reestruturando essas comissões de acordo com nossas possibilidades. Quanto mais pessoas vierem participar, mais esses projetos estarão perto da realidade. Juntos podemos transformar a sociedade através do Evangelho”, afirma Marlon.

Participe do Conselho de Leigos

Todos os fiéis estão convidados a vir participar do Conselho e contribuir com ideias e sugestões para melhorar a atuação do Conselho. Acompanhe as atividades pelo Facebook: www.facebook.com/conselhodeleigoscwb

Translate »