Colegiado do CNLB Nordeste I se reuniu em Fortaleza

Colegiado do CNLB Nordeste I se reuniu em Fortaleza

3 de fevereiro de 2020

 

 

Fizeram-se presentes representantes das dioceses de Itapipoca, Iguatu, Tianguá, Quixadá, Crato e Arquidiocese de Fortaleza. Tendo, como singular, a presença do secretário executivo da CNBB – CE Pe. Magalhães (Pe. Francisco Alves de Magalhães), o qual fez a acolhida a toda colegiada e colocando-se à disposição para apoiar e caminhar junto nos trabalhos desenvolvidos pelo organismo.

Francineuda Rodrigues, presidente atual, agradeceu aos participantes pela presença, e aos membros da CNBB na pessoa do Pe. Magalhães, Nara e Auxiliadora pela acolhida fraterna, e disponibilidade de organizarem a casa e garantir uma boa estada aos participantes.

As principais reflexões e encaminhamentos para os trabalhos de 2020 foram:

  1. Promover e realizar a Assembleia Geral Ordinária – AGO prevista para março, dias 20 a 22, na diocese de Crato, onde a mesma terá como objetivo rever o estatuto do organismo.
  2. Articulação organizada por bloco, onde cada bloco de dioceses irmãs têm dois articuladores responsáveis pelo zelo do organismo e pela atuação do mesmo.

Na perspectiva de promover o protagonismo laical, Érica Carvalho informou que a diocese de Tianguá efetivou a criação, através de decreto do bispado da diocese, a “Comissão para o Laicato”. Nos demais blocos, os encaminhamentos já estão sendo promovidos para ações concretas neste primeiro semestre de 2020.

O CNLB do Ceará prepara uma participação, com bom número de delegados e convidados, para a 39ª Assembleia Geral Ordenaria Nacional – AGO, que acontecerá no período de 11 a 14 de junho 2020, na Arquidiocese de São Luís – Maranhão, a qual refletirá a temática: Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios.

FONTE: CNLB Nacional

MATÉRIA E FOTO: José Batista

Translate »