X ENCONTRO NACIONAL DOS/AS MISSIONÁRIOS/AS DO CARISMA CORDIMARIANO (MISCARISMA)

X ENCONTRO NACIONAL DOS/AS MISSIONÁRIOS/AS DO CARISMA CORDIMARIANO (MISCARISMA)

Caucaia – CE, 26 a 28 de abril de 2019

Os missionários e missionárias do carisma cordimariano estiveram reunidos entre os dias 26 e 28 de abril de 2019, em Caucaia – CE, por ocasião do 10º Encontro Nacional que reuniu cristãos leigos e leigas e religiosas do Macapá – AP, Icoaraci – PA, Picos, Parnaíba, União e Paes Landim – PI, Caruaru – PE, Santa Rita – PB, São José dos Campos – SP, Fortaleza, Russas, Jaguaribara, Acaraú e Caucaia – CE.

O Encontro foi iniciado com a formação da mesa composta pela superiora geral da congregação, Ir Disterro Rocha, a coordenadora nacional dos MISCARISMA, Alexandrina Soares e pelos coordenadores regionais. As temáticas abordadas foram: “Juventudes e vocação”, pela Ir Cássia Albuquerque; “Diário missionário do Pe Júlio Maria de Lombaerde” pela Ir Rosenir Leal; “Análise de conjuntura”, por Vicente Flávio Belém Pinho, bacharel em Direito; e a “Reformulação do Estatuto (4ª edição)”, pelo cristão leigo Cojardo Silva.

O encontro, que teve por fim reinflamar o carisma dos grupos ─ “Viver a Compaixão e a Misericórdia do Coração de Maria, tendo como destinatário preferencial, o oprimido” ─ foi marcado por momentos orantes e de partilha e por momentos de animação e entrosamento, com direito a uma noite cultural e comes e bebes dos estados supracitados.

Na ocasião, o missionário Cojardo Silva comunicou e convocou aos presentes para participarem do VII Encontro Nacional do CNLB que acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho do corrente ano, em Cuiabá – MT.

Neste encontro, o educador e missionário cordimariano, Antônio Chaves de Santana fez o lançamento do livro “Escola católica: uma paixão que se renova”.

A Assembleia contou ainda com o processo eletivo dos coordenadores regionais e da coordenação nacional, em que foram eleitas as seguintes pessoas: REGIONAL DO CEARÁ: Márcio Nascimento; REGIONAL DE PARAÍBA: Arnaldo Silva; REGIONAL DE PERNAMBUCO/PIAUÍ: Fátima Oliveira; REGIONAL DE SÃO PAULO: Ana Sousa; REGIONAL DO NORTE: Roberto Azevedo; COORDENADORA NACIONAL: Alexandrina Soares; e VICE-COORDENADORA: Edilene Melo.

Vale salientar que os nomes eleitos para coordenar as regiões compõem a equipe nacional junto ao coordenador nacional. Ao final do encontro todos foram enviados para suas realidades pastorais e participaram de um almoço de confraternização.

 

Alexandrina Maria do Nascimento Soares

 

João Cojardo da Silva

(Missionários do Carisma Cordimariano)

Translate »