LEIGOS DE ESPIRITUALIDADE ESPECÍFICA

GRUPOS LEIGOS ORIUNDOS DOS CARISMAS DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS SE REUNE EM FORTALEZA

 

Por JOÃO COJARDO DA SILVA

 

Os cristãos leigos e leigas, chamados a ser sal e luz, têm sido presença efetiva na Igreja e na sociedade. Para ampliar sobre essa reflexão no último sábado, 13 de abril de 2019, representantes dos grupos leigos nascidos a partir dos carismas das congregações religiosas do Ceará estiveram reunidos no salão da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, situado à Avenida da Universidade, 2974, Fortaleza – CE para estudo e planejamento.

A reunião teve início às 8h com um momento orante em que fomos convidados a manter o olhar fixo na pessoa de Jesus, sob o refrão “O nosso olhar se dirige a Jesus. O nosso olhar se mantém no Senhor!”. Um pequeno estudo foi realizado acerca da exortação apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

O encontrou tratou ainda de algumas ações pontuais para alinhar a caminhada dos grupos como: a conveniência da elaboração de uma carta por cada grupo, solicitando filiação ao CNLB NE 1; o cuidado com os tipos de postagens feitas no grupo Whats App; a motivação para a participação no VII Encontro Nacional do CNLB, que acontecerá em Cuiabá – MT, entre os dias 20 e 23 de junho de 2019; a necessidade de um caixa comum para ajudar nas despesas com a articulação;  e a necessidade de elegermos uma equipe para articular a caminhada dos grupos a nível de NO e NE.

Sobre o último ponto tratado, foram eleitos para prosseguir na articulação de nossos grupos: o missionário leigo da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares (OCDS), Raimundo Soares – articulador. A missionária leiga Josefina, Divanilde Sampaio – tesoureira. E o missionário leigo da Associação do Divino Salvador, Wagner Sampaio – secretário.

Estiveram presentes nesta reunião: religiosos e cristãos leigos e leigas cordimarianos, josefinos, da instrução cristã, de Nossa Senhora do Cenáculo, Filhos de Nossa Senhora da Purificação, cabrinianos, missionários do Coração Eucarísticos de Jesus, salvatorianos, irmãs da Imaculada Conceição e o representante do CNLB NE 1, Erivaldo.

TEXTO: João Corjado

FOTO: Batista

Translate »