CEARÁ REALIZA A I ROMARIA DO LAICATO

Ceará realiza I Romaria do Laicato

 

O Regional Nordeste I da CNBB – Ceará promoveu, nesse domingo, 18 de novembro, a primeira grande Romaria da Igreja Povo de Deus. Reuniu ,aproximadamente, cinco mil Leigos e Leigas ,de oito (8) das nove(9) Arqui/dioceses do Regional. Padres, Religiosa(o)s, Diáconos e Bispos.

Essa primeira Romaria teve como objetivo reunir as forças vivas dos Cristãos Leigos e Leigas, como forma de expressar, em um só momento, a face da Igreja Povo de Deus do Ceará. A cidade de São Benedito distante 360km da capital Fortaleza, com aproximadamente 65 mil habitantes, com mais de 900 metros de altitude, foi casa acolhedora com clima natural e humano agradabilíssimo.

Os milhares de romeiros se concentraram, inicialmente, no pátio do Santuário São Francisco. Seguiram em caminhada com paradas no percurso, tendo reflexões sobre o lema ‘‘VÓS SOIS SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO’’.

Dom Francisco Edmilson fez acolhida dos Romeiros, agradeceu a presença de todos, em nome das muitas equipes de atores pastorais diversos, paróquias, que promoveram toda estrutura de acolhida, alimentação e animação de toda a Romaria.

O Santuário de Fátima da Serra Grande, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, tendo sua localização na Serra da Ibiapaba, foi a estância final da celebração da I ROMARIA DO LAICATO do Regional Nordeste I – Ceará.

Diversos são os testemunhos promovidos pelos participantes:

Francineuda Aquino – Arquidiocese de Fortaleza:

“Hoje, o regional NE1, realizou a Primeira Romaria do Laicato. Dentro da comemoração do ano do Laicato. A Diocese de Tianguá acolheu as oito dioceses do regional, tudo preparado com carinho e amor. Desde o café da manhã preparado para acolher os romeiros, acolhida feita na entrada da cidade. Em momentos orantes tivemos a renovação do batismo e reflexão por leigos (Kadira, e Batista) em ser Sal da Terra e Luz do Mundo, e, finalizando a romaria. tivemos a missa , e show cultural com almoço partilhado

Irislândia – Diocese de Quixadá:

“A Igreja é essencialmente peregrina. O Regional Nordeste I, que é terra de romeiros, deu mais um grande exemplo de vivência dessa fé que se fortalece no caminhar, na caminhada. Quero agradecer, imensamente, em nome da Diocese de Quixadá, a Diocese de Tianguá por todo o empenho para que essa primeira experiência de Romaria do Laicato, tivesse tanta amplitude e visibilidade. Tanta dedicação e participação das paróquias da diocese, e tanta acolhida a nós das outras dioceses. Queria fazer esse agradecimento, em seu nome, Érica. Estenda a todos os leigos que colaboraram e a D. Edmilson. Deus os abençoe e continue abençoando nossa caminhada do CNLB enquanto regional. Um abraço fraterno”.

Translate »