REUNIÃO DA COMISSÃO DE JUVENTUDE DO CNLB NACIONAL

Comissão de Juventude do CNLB se articula com Regionais e Organizações filiadas: um novo e importante passo.

— 2 de outubro de 2018

“Vim participar do Encontro para conhecer e traçar caminhos com tantas expressões laicais e juvenis da nossa Igreja” disse Jenifer Tavares do Regional Leste 1, participante do II Encontro de articulação junto à Comissão da Juventude promovido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. Cerca de 20 jovens se reuniram de sexta-feira (28/09) até domingo (30/09).

 

Por: Carolayne Franco, Clara Coca, Rosemil Conceição, Marciha Galvão e Edney Mendonça
Revisado por: Washington Lima

O objetivo do Encontro foi a articulação da Comissão da Juventude junto aos regionais do CNLB e organizações filiadas. A assessoria foi feita por Vanessa Correia, Coordenadora da especialização em Juventude o mundo contemporâneo – FAJE.

“Assim dá mais esperança de continuar o trabalho, levando a juventude a conhecer mais sobre o CNLB. Pensamos assim em realizar um encontro nacional da juventude leiga em fevereiro de 2019”, concluiu Jenifer Tavares sobre a importância de estar participando nesse momento especial para os jovens.

Segundo Washington Lima, ex-membro da Comissão Nacional de Juventude, “é importante relembrar que a mesma surgiu a partir da ousadia e desejo dos jovens presentes no 5º Encontro Nacional do Laicato do Brasil em Sumaré (SP) no ano de 2007. Já no ano de 2014 vale ressaltar o I encontro de juventude leiga em Caucaia-CE, gerando frutos no conselho, com posterior fortalecimento da comissão” na qual serviu, tentando articular desde 2014.

Na tarde do sábado (29/09, foi feita a indicação de uma nova Comissão de Juventude do CNLB, encaminhada à presidência para aprovação, em que Sara e Álvaro do Regional Leste 2, Danilo Lopes e Paulo Ricardo Norte 2, João Paulo Sul 2, Jenifer Tavares Leste 1 e Paulo Ricardo foram os jovens membros indicados.

Paulo do Regional Nordeste 1 ressaltou que “formar as comissões de juventude nos conselhos de leigos em cada diocese e regional é um passo importante”.

Nesse ano do laicato, em que o papa Francisco pede uma Igreja em saída, tem-se um estímulo para o protagonismo da juventude. O santo padre convida à reflexão pastoral para que os jovens descubram seu projeto de vida e o papel na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »